segunda-feira, 16 de julho de 2012

Receitas caseiras para aliviar os escaldões




Ninguém deseja apanhar um escaldão e ficar com a pele escarlate não só porque corre o risco de cancro na pele como enfrenta vários dias de desconforto constante.
Um escaldão provoca a morte de células localizadas na epiderme e faz com que o sistema imunitário aumente o fluxo de corrente sanguínea para as zonas afectadas, de modo a que os glóbulos brancos lá cheguem e comecem a reparar a zona. É por essa razão que a pele fica vermelha e quente.
Aqui podem encontrar várias receitas caseiras para enfrentar os escaldões com a máximo de alívio possível. 

Aloe Vera

Esta planta maravilhosa é a melhor aliada para qualquer dissabor na nossa pele e é indicada para aliviar os escaldões. Podem comprar em gel (tem que ser, no mínimo 99% natural) como já vos mostrei um exemplo aqui  ou retirar um ramo da própria planta e aplicar directamente na pele.
Adoro o Aloe Vera pois consegue acelerar a recuperação da pele como nunca vi!
Experimentem este truque: adicionar 1 chávena de aveia, 1 chávena de leite gordo, 2 colheres de sopa de mel e 2 colheres de sopa de gel de aloe vera a uma banheira de água morna ou à temperatura ambiente (esqueçam água quente ou água gelada ). O efeito anti-inflamatório dos antioxidantes presentes na aveia misturado com o efeito anticéptico do mel e as propriedades calmantes do leite e do aloe vera vão ser um sonho para a tua pele!


Chá verde

O poder curativo do chá verde ainda não foi suficientemente explorado ,mas há estudos que demonstram que a aplicação na pele e, a própria ingestão de chá verde, reduzem significativamente os danos causados pela exposição solar em demasia.
O chá verde, ao contrário dos protectores solares não bloqueia os raios UV mas protege as células expostas dos estragos na pele. 
Para aplicar directamente na pele deixar o chá arrefecer até atingir a temperatura ambiente e embeber tecido de algodão no chá. Deixar o tecido em contacto com a pele afectada o máximo de tempo possível e repetir o processo.


Óleo de menta 


Podem encontrar óleo de menta nas ervanárias em pequenas embalagens. O óleo de menta pode ser utilizado para diminuir a dor no corpo pois consegue uma sensação de dormência e frio. Deita algumas gotas deste óleo na banheira com água tépida e mergulha o corpo por uns minutos.
Para resultados mais imediatos. o óleo pode sempre ser usado directamente na pele.

Vinagre

O vinagre tem propriedades anticépticas e consegue aliviar muito eficazmente a dor.
O vinagre mais eficaz é o de maçã e devem utilizá-lo directamente em contacto com a pele deixando que o este seja bem absorvido e possa actuar em profundidade na pele.

Pepino

O pepino tem antioxidantes e ajuda a proteger as células dos danos causados pelo sol. Reduz a inflamação e a comichão.
Podes simplesmente pousar fatias de pepino na pele e deixar actuar por alguns minutos. Muito fácil e barato!

Se, mesmo com estas dicas, deitar na cama é a pior parte do dia, podes deitar amido de milho na cama para tornar as voltas e reviravoltas menos agonizantes. Esta dica deve ser usada em caso de grande desconforto já que terás que lavar os lençóis no dia seguinte.
Não te esqueças de ingerir muitos líquidos enquanto tiveres a pele "escaldada".
Uma chamada de atenção que gostaria de deixar prende-se com o facto de estas dicas não serem indicadas para escaldões graves em que se verificam bolhas na pele. Para estes casos é necessário a intervenção de um médico.
Atenção: o uso de protectores solares com SPF indicado em caso algum deve ser preterido! Cuida bem da tua pele para que nunca tenhas que recorrer a cuidados posteriores. Negligenciar a pele reiteradamente acarreta uma probabilidade muito considerável de cancro na pele! Não deixes que um descuido ou uma tarefa que ocupa apenas alguns minutos da tua vida te traga preocupações e problemas de saúde no futuro!


Espero que tenha sido útil :)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...