terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dicas básicas


Como não me é possível demonstrar como aplicar os produtos em diferentes tipos de cara ou olhos (porque só tenho um tipo de olhos e um tipo de cara :P) resolvi pesquisar umas imagens ilustrativas para ajudar as leitoras que querem saber como tirar partido do seu rosto. Espero que vos seja útil!

Blush- Para mim o blush é algo fundamental na maquilhagem. Tem como objectivo principal atribuir um ar corado e saudável ao rosto mas pode ainda servir para esculpir. Por exemplo, no rosto quadrado se aplicarmos o blush no osso da bochecha conseguimos "quebrar" o rosto e travar um ar tão geométrico. Para tal, aplicar o blush nas maçãs do rosto e esbater em direcção às têmporas do rosto. No rosto redondo o objectivo é tornar a face mais estreita o que é possível aplicando o blush nas maçãs do rosto sem  ultrapassar a zona da íris em direcção ao nariz (como ilustra a imagem) . 
No rosto em forma de coração pretende-se suavizar o queixo. O truque é aplicar o blush na zona mais baixa das maçãs do rosto. 
O rosto longo concorre com o rosto quadrado para o prémio de maior área a aplicar blush. Neste caso quer-se a ilusão de um rosto mais largo -exactamente o contrário do que acontece no rosto redondo- e aplica-se o blush na zona da maçã do rosto e esbate-se em direcção às orelhas.
Por último, o rosto oval que é o mais simples: basta apenas aplicar o blush na zona das maçãs do rosto. 

Nota: Muitas destas regras são intuitivas. O meu rosto é longo e eu simplesmente arrastava o blush para as orelhas porque sempre achei que era a melhor opção para mim. Conhecermos bem o nosso rosto é meio caminho andado para acertar na maquilhagem.

Contour- É muito parecido com um bronzeador mas não é bem. É um produto em pó um ou dois tons acima do tom da nossa pele e SEM brilho, ou seja, mate. A sua finalidade é atribuir sombras em zonas estratégicas do rosto de forma a esculpi-lo. Na imagem acima a referência ao contour é a zona a picotado. 
No rosto redondo a sombra deve ser criada ligeiramente acima osso do maxilar para quebrar a forma redonda da cara e evidenciar o queixo. Para isso usa-se um pincel denso mas não muito grande. Suavemente e aos poucos ir criando a zona de sombra no rosto (cuidado para não criar linhas rectas e evidentes!). O contour é usado nos rostos redondos na zona da linha do cabelo (lado direito e lado esquerdo apenas) imediatamente acima do osso do maxilar e um pouco apenas no osso.
No rosto quadrado o contour é rei porque disfarça o ângulo proeminente do maxilar. Usa-se em toda a zona do cabelo, na linha do maxilar e abaixo do osso da bochecha (sempre em direcção à orelha) para criar uma separação entre a bochecha e o maxilar recriando a forma do rosto.
Para o rosto em forma de coração percorre-se a linha do cabelo inteira e a linha do contorno que se situa nos buracos das bochechas (basta sugar as bochechas para vê-los). 
No rosto longo percorre-se a zona do cabelo como no rosto quadrado ,a linha de contorno e o queixo para tornar o rosto menos longo.
O rosto oval já é considerado o ideal por isso não tem que ser tão trabalhado. Aplica-se na zona do contorno e nas têmporas até a linha do cabelo.
O Contour também pode ser utilizado para "emagrecer" o nariz mas isso fica para outro post :)

Sleek Contour kit (contour + highlighter)

Hightlighter/Iluminador- O iluminador é a face reversa do contour (já vos tinha falado nele aqui) . Enquanto que o contour cria sombra, o iluminador cria focos de luz, logo, serve para realçar a(s) parte(s) do rosto que preferimos. 
O Iluminador é ,assim, utilizado no nariz, queixo, osso das bochechas até as têmporas (cria um "v" à volta do olho) e na testa (se não tiverem pele oleosa).






Olhos- Da forma que diferentes tipos de cara exigem técnicas diferentes também acontece o mesmo com os olhos. A sombra escura dos olhos deve ser colocada em lugares diferentes consoante estejamos perante olhos amendoados, redondos, encovados, saídos, estreitos. A seguinte imagem ilustra bem a diferença:



Pincéis- Diferentes pincéis cumprem funções diferentes. Encontrei esta imagem que ilustra as funções de vários pincéis para olhos. Era óptimo para a nossa carteira que um pincel apenas conseguisse  todas as facetas da imagem mas ainda não é possível. O pincel que tem o nº27 é substituível por este  ou este.





Encontrei vídeos para cada tipo de rosto a explicar como se aplica o highlighter e o contour mas como este post já está ridiculamente longo decidi não os incluir. Se alguém quiser vê-los deixe um comentário em baixo e eu incluí-los-ei noutro post separado :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...